Os desenvolvedores estão mudando para o aluguel

Ao que tudo indica, as incorporadoras decidem não vender cada vez mais apartamentos para alugar novos, pelo menos por enquanto. Em vez disso, eles não os mantêm vazios para tempos melhores, porque isso envolveria o custo de pagar aluguel e serviços públicos comuns. Eles são mais prováveis para alugar. E de acordo com o último relatório do Expander, este está ficando cada vez mais lucrativo. “No terceiro trimestre de 2022, as taxas de aluguel para apartamentos pequenos (até 35 m2) aumentaram mais.

Em comparação com o segundo trimestre, aumentaram 7,4%. Para apartamentos de tamanho médio, foi de 4,7% e para apartamentos grandes 2 por cento.” – lemos no relatório. O aumento das taxas de aluguel com os preços inalterados dos apartamentos faz com que a lucratividade dos investimentos nesses apartamentos aumente.

O retorno do investimento em um pequeno apartamento de até 35 metros quadrados foi calculado por especialistas em uma média de 5,9%. líquido, que corresponde à taxa de juro bruta do depósito de 7,3 por cento. Em Szczecin, é de 6,7 por cento, em Łódź e Częstochowa, 6,6 por cento cada, e em Wrocław, 6,5 por cento. líquido. Quanto maior o apartamento, mais a rentabilidade diminui.
Venda de kitnet em sorriso
Os cálculos levam em consideração uma série de custos de compra no mercado secundário, que não se aplicam aos desenvolvedores . Trata-se da comissão do corretor na compra (3%), taxa do PCC (2%) do mercado secundário, taxa notarial, mas também refresco após a compra e imposto fixo de 8,5%.

Os lucros dos desenvolvedores com o aluguel serão, portanto, superiores à média de 5,9%. anualmente. E o aluguel também permitirá que você sobreviva ao momento difícil em que a demanda de potenciais compradores que se sustentam com um empréstimo diminuiu. As prestações do empréstimo aumentaram significativamente recentemente com o aumento das taxas de juros do NBP